As emoções e a coluna
- SPais Terapeuta
- 23 de jan. de 2019
- 3 min de leitura

Já se irritou com a alguma situação do seu dia e sentiu dores nas costas após esse quadro de nervosismo? (Se calhar até sentiu também noutros locais do corpo, mas para já vamos só abordar a coluna.) Isto ocorre porque a forma como nos sentimos pode afectar a saúde da coluna e causar dor. O stresse, por exemplo, provoca tensão nos músculos e reduz a circulação sanguínea nos tecidos, diminuindo a quantidade de oxigénio e também nutrientes, causando o desconforto nas costas.
De que forma as emoções têm consequências na saúde?
Para responder a isso, temos de saber o que o que é ser saudável.
Para a maioria das pessoas ser saudável ou ter saúde é ter boa aptidão física e estar livre de doença.
A este conceito pessoal falta o bem estar mental e emocional. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.
Quando a parte psicológica é afectada, por exemplo pelo stress, há manifestações noutros problemas de ordem física.
Para a mundo ocidental (e para a medicina ocidental) este pode ser um conceito novo e inovador, mas a medicina tradicional chinesa há muito aborda o estado emocional como causa de questões físicas.
Se nos sentimos felizes e tranquilos, a nossa tendência natural é caminhar olhando em frente, com a coluna alinhada, de peito aberto. Emoções como medo, raiva, angústia, desespero, remorso, baixa de auto estima pesam-nos e pesam sobre a nossa coluna. Acabam por funcionar como um cordão que nos puxa para baixo, dificultando a respiração e oxigenação dos tecidos e órgãos.
Diferentes zonas da coluna e como algumas emoções as podem influenciar:
Cervical - As vértebras cervicais vão desde a C1 até a C7. É a zona mais afectada pelo stress laboral e pelas preocupações e ansiedades menos intensas e específicas do dia-a-dia.
Dorsal ou Torácica - constituída por 12 vértebras (D1 a D12 ou T1 a T12). Esta zona abrange grande parte das costas, área torácica e coração. Alguém triste, desanimado ou mesmo deprimido tem tendência a manter o olhar baixo e o corpo inclinado. As questões físicas nesta zona relacionam-se com a postura perante a vida, nomeadamente perante a parte emocional. Problemas na região dorsal indicam dificuldade de posicionamento, sobretudo diante das emoções.
Zona Lombar - Esta zona tem 5 vértebras (l1 a L5). É particularmente afectada por emoções relacionadas com os medos e a ansiedade. Questões na zona lombar relacionam-se com perdas, ou medo de perdas, de não conquistar, tanto no aspecto material como no emocional.
Zona Sacro - A região sacral está relacionada à sexualidade e questões na região sacral relacionam-se com conflitos relacionados com a sexualidade, nomeadamente traumas e repressão.
Como prevenir e resolver?
Para prevenir basta que evite situações stressantes e que lhe causem ansiedade! Muito simples! :)
Bem sei que esta não é uma solução nem exequível nem realista. O melhor mesmo é arranjar estratégias, ferramentas que lhe permitam lidar com este tipo de situações e diminuir a ansiedade que estas provocam.
Como?
Bom, é necessário e importante que consiga incluir momentos de lazer e relaxamento no seu dia-a-dia. Eu diria que estas actividades são muito pessoais: há quem relaxe com Chopin e há quem fique enervado… experimente e veja o que resulta consigo
Essencial é comprometer-se a fazer essas actividades "anti-stress" para manter os seus níveis Zen altos! (a meditação, o mindfullness também ajudam)
Fundamental também é realizar alongamentos - melhoram a circulação sanguínea, promovem o bem-estar e são muito agradáveis!
Algum tipo de actividade física de baixo impacto (nomeadamente no Inverno) e de forma moderada também é aconselhável.
Muitas vezes também uma tomada de consciência do que está a provocar o bloqueio ou tensão emocional ajuda a resolver o problema físico
E claro, a massagem ajuda a relaxar os músculos e a libertar endorfinas que vão reduzir a dor.
Se quiser aprofundar um pouco mais as possíveis causas emocionais para determinadas dores/desequilíbrios corporais sugiro que faça uma pesquisa por metafisica da saúde + a questão a tratar (metafisica da saúde torcicolo, por exemplo). E analise, de forma franca e pragmática, se algum evento da ou na sua vida poderá estar de acordo com a causa emocional apresentada.
Comments