top of page

A nossa pele

  • Foto do escritor: SPais Terapeuta
    SPais Terapeuta
  • 10 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura

A pele é o nosso maior órgão - reveste e molda o corpo, funcionando como barreira entre os meios exterior e interior.

Possui funções de invólucro (de vários tecidos e fluídos), de protecção mecânica, de barreira de protecção do meio exterior (anti-microbiana, química, contra radiações, eléctrica e térmica) e de conservação da homeostase (condição de relativa estabilidade que o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo).

É a pele que determina as características especificas de uma pessoa e que permitem diferenciar etnia, sexo e identidade de cada individuo.

Juntamente com pêlo, unhas e glândulas (como as sebáceas e as sudoríparas) compõe o sistema tegumentar.

A pele pode também fornecer informações acerca de desequilíbrios orgânicos do corpo, como por exemplo, a pele amarela pode indicar icterícia, a cinza-azulada - cianose, palidez - anemia, avermelhada - febre...


Composição:

Anatomicamente é composta, de cima para baixo, por epiderme, derme e hipoderme. Actualmente consideram-se as duas primeiras como camadas e a hipoderme como uma extensão de tecido conjuntivo, altamente especializado.

A epiderme, mais externa, é muito fininha e protege-nos do meio exterior (é a primeira barreira contra as invasões microbianas). Tem 5 camadas (ou estratos), bastante activas a nível celular. De uma forma muito simples pode dizer-se que as células nascem na camada mais profunda e vão-se transformando, sendo empurradas para cima e passando por todas as restantes camadas, até chegarem à mais superficial. Esta viagem demora entre 26 a 28 dias. Estas camadas são, da mais profunda à mais superficial: germinativo-basal, espinhosa, granulosa, translúcida (existe só nas palmas das mãos e dos pés) e córnea. Na epiderme não existem vasos sanguíneos.

A derme alimenta a epiderme e recebe as toxinas e detritos celulares. É o maior reservatório de água da pele, ajudando a conferir-lhe elasticidade e resistência. É também aqui que se localizam algumas células de defesa da pele.

Por fim a hipoderme. Aqui estão também células de defesa, células que produzem elastina (responsável pela elasticidade) e colagénio (mantém os níveis de água), bem como metade da gordura armazenada no corpo.

Importante também referir a existência do manto hidrolipídico acima da epiderme. Este é uma espécie de película composta por gordura, fabricada pelas glândulas sebáceas, que evita que a água da pele "fuja", mantendo a hidratação. Tem também grande importância ao nível da defesa uma vez que tem como responsabilidade manter o pH da pele, evitando assim invasões microbianas.

Apresentado que está este órgão, falaremos de como o identificar (em termos de tipo e estado) e da sua manutenção, na próxima semana.


 
 
 

Commentaires


© 2023 by Ray Klien. Proudly created with Wix.com

bottom of page