Melhores hábitos, melhor qualidade de vida
- SPais Terapeuta
- 3 de abr. de 2019
- 2 min de leitura

Os hábitos saudáveis estão intimamente ligados à qualidade de vida.
E como somos um somatório de coisas, os hábitos saudáveis devem incluir as nossa partes: corpo, mente, emocional, social mas também o ambiental, uma vez que os nossos hábitos têm influência e consequência no meio ambiente. Bom, no fundo os hábitos de uma determinada parte acabam por influenciar as outras.
E a adopção de hábitos saudáveis e a sua integração na vida quotidiana tem como boa consequência a melhoria da saúde física e psicológica, aumentando o bem estar e a qualidade de vida.
Identifique
Para alterar é necessário primeiro ter noção dos hábitos e de que forma podem estar a ser prejudiciais a si ou meio ambiente ou simplesmente serem coisas que já não lhe servem. Pense um pouco nos seus hábitos, veja de que forma os mesmos influenciam a sua vida, atente se ainda fazem sentido. Reflicta um pouco de que forma os pode alterar para lhe serem mais favoráveis, equilibrados e saudáveis. Aqui será também relevante reflectir quais as acções que são saudáveis para si em particular, pois o que é bom e saudável para determinado organismo pode não o ser para todos. Considere de que forma é importante (ou não) conhecer-se : corpo, mente, emoções.
Altere/Substitua
Nas pequenas mudanças está se calhar o segredo! São mais simples de fazer e podem ser de facto grandes impulsionadoras.
Precisa de uns exemplos?
"Trato bem o meu corpo":
Dorme bem? Faça as alterações necessárias, vá mais cedo para a cama, desligue aparelhos electrónicos 1 hora antes daquela a que quer apagar a luz, coloque o telemóvel a pelo menos 2 metros da cabeça, feche as persianas…
Alimenta-se bem? Opte por alimentos de qualidade e que lhe sejam saudáveis, limite o consumo de produtos processados (aqueles que se compram em pacotes!), beba mais água, beba menos café…
Mexa-se! Vá a pé ao café, faça uma pequena caminhada antes do jantar…
Trato bem a minha mente":
"Trato bem as minhas emoções:
Identifique as emoções que vai sentido ao longo do dia, entenda-as e por fim aceite-as. Ou se não as conseguir entender (o porque estão a surgir), tente identificá-las e aceitá-las. É humano/a e como tal tem o direito de se sentir triste, contente, alegre, frustado/a, irritada/o, tranquila/o…. E tudo no mesmo dia!
"Trato bem a minha vida social":
Combine aquele jantar, café, lanche…
Não tem 2 minutos para retornar a chamada perdida? Envie uma mensagem, faça saber que também se tinha lembrado daquela pessoa.
"Trato bem o meu ambiente":
Lava os dentes com a torneira aberta? Feche-a.
Faça por diminuir o consumo de plásticos - observe quantos produtos são vendidos em embalagens plásticas. Analise as alternativas.
Agora quer ver como todas as áreas estão interligadas?
Vai a pé ao café. Aproveita para fazer exercício físico, apreciar a envolvente, fazer uma meditação activa, sentir o sol no rosto, dizer bom dia e para ajudar o ambiente, poupando combustível e o carro e não havendo emissões!
Durante este mês de Abril experimentemos alterar alguns hábitos por outros mais saudáveis. Este é o desafio! Preparados? :)
コメント