Massagem Terapêutica: O que é?
- SPais Terapeuta
- 6 de nov. de 2018
- 2 min de leitura

Massagem terapêutica: "Utilização de um conjunto de técnicas específicas orientadas para aumentar a flexibilidade muscular e tonificar os tecidos dando especial atenção a determinadas partes do corpo."
De um modo geral pode-se dizer que toda a massagem é terapêutica, dado que estimula o reequilíbrio do corpo, a libertação de endorfinas, o alívio da dor, a melhoria das circulações sanguínea e linfática, a promoção de um estado de relaxamento e do bem-estar geral.
No entanto se tiver uma queixa localizada, será mais eficaz a massagem terapêutica, na qual são aplicadas técnicas apropriadas à questão em causa, em detrimento de outra massagem, como por exemplo, de relaxamento.
A massagem terapêutica pode usar diversas técnicas, sozinhas ou combinadas entre si, como:
Massagem quiroprática - manipulações para ajustes articulares.
Terapia miofascial - a miofáscia é tecido que cobre, separa e sustenta os músculos e que enrijece e encurta quando inflamado, e tende a ser o foco de dor. A terapia miofascial feita através de suaves manobras pretende dar a informação necessária ao sistema nervoso para que este relaxe a zona de dor e deixe de ter tensionado o músculo no referido ponto.
Alongamentos e manipulações - muitas vezes por questões posturais, os músculos podem ter tendência a encurtarem. Os alongamentos na massagem ajudam a melhorar esta situação.
Manobras de Tui-Na - A Tui-Na é uma técnica chinesa de massagem. Usualmente é descrita como a massagem da medicina tradicional chinesa e tradicionalmente as suas manobras estimulam ou relaxam pontos dos meridianos.
Acupressão e manobras de Shiatsu - ajudam a libertar pontos de tensão.
Manobras drenantes - são diferentes da drenagem linfática. Ajudam a estimular o sistema circulatório e linfáticos: o afluxo de sangue melhora a oxigenação do tecido promovendo a sua recuperação e a linfa recolhe as toxinas.
Terapias energéticas, como o reiki.
Ventosoterapia - técnica da medicina tradicional chinesa. Ajuda a recuperação do músculo e tende a ser menos dolorosa que a utilização de manobras manuais de massagem. O objectivo é sempre o mesmo: promover o afluxo de sangue, oxigenação e consequente recuperação do tecido muscular. Provoca micro-roturas musculares estimulando assim a reparação muscular e o alívio da dor. Podem ser aplicadas de diversas formas: ventosas móveis, fixas, etc.
Gua-Sha - técnica da medicina tradicional chinesa. De forma simplista, consiste em "esfregar" ou "raspar" o local afectado com um utensílio - gua sha - feito de corno, plástico, jade. Mais uma vez, o objectivo é aumentar a circulação sanguínea, oxigenar o tecido para promover a sua recuperação e o alívio da dor e tensão muscular.
Kinesiotaping - pode ser visto como o "trabalho de casa". Consiste na colocação de bandas autocolantes, que se pretende auxiliem na dor, na drenagem de edemas, na correcção postural, etc.
Essencialmente recorde-se: o estado de dor, qualquer dor, não só a muscular, não é um estado "normal". A dor é um aviso da existência de um desequilíbrio algures. No fundo é um sinal SOS do seu corpo. Pare uns minutos e dê-lhe ouvidos.
Comments