Massagem - Dúvidas frequentes
- SPais Terapeuta
- 11 de set. de 2018
- 3 min de leitura
Nunca recebeu uma massagem, até quer experimentar mas não sabe bem qual.
Nunca marcou porque não sabe bem com o que contar. Este texto é mesmo para si!

Como poderá já ter notado, existem vários tipos de massagens.
De uma forma simples, posso categorizá-las por objectivo – qual o propósito essencial da massagem. Se bem que todas tenham uma vertente terapêutica, uma vez que estimulam a circulação sanguínea (e que o sangue leva nutrientes aos músculos e aos órgãos), as massagens terapêuticas têm o seu foco na área da queixa, da dor, enquanto que nas massagens relaxantes o propósito é o relaxamento. A reflexologia, o shiatsu, a massagem terapêutica, a drenagem linfática manual incluem-se nas que possuem objectivos terapêuticos. A massagem de relaxamento, a Lomi-Lomi, a Indian Head Massage, incluem-se nas relaxantes. No entanto da mesma forma que todas são terapêuticas, também todas têm como efeito o relaxamento.
As massagens também podem ser divididas quanto à duração:
as rápidas (20-30 minutos) como a Indian Head Massage, a de relaxamento localizada;
as médias (60 minutos) como o caso da relaxamento de corpo inteiro, Lomi-Lomi, Drenagem Linfática Manual;
o Shiatsu e a Massagem Ayurvédica são as longas (60-90 minutos).
Posso classificá-las também por indumentária:
aquelas que se recebem vestidas – no Shiatsu, na Indian Head Massage e na reflexologia estará completamente vestid@. No caso do Shiatsu recomenda-se roupa confortável e larga. Na reflexologia podal terá de se descalçar.
aquelas em se recebem sem roupa – em todas as restantes terá de se despir.
Passemos agora então a algumas das preocupações habituais:
1 - O que é que posso esperar da marcação
Ser-lhe-ão feitas algumas questões acerca da sua história clínica, medicação, alergias, hábitos de vida, queixas específicas e o que o/a traz à marcação. Será informad@ dos passos gerais da terapia que escolheu. Consoante o tipo de terapia, será solicitada a remoção do vestuário. No fim da massagem, será informad@ que terminou.
2 - Tenho de me despir completamente?
Não. Usualmente, e para maior conforto, será solicitado que não retire a roupa interior. No entanto e dado que os glúteos também são incluídos nas massagens de corpo inteiro, recomenda-se que leve roupa interior pouco apertada para facilitar a manipulação desta zona. O corpo estará sempre tapado por toalhas, estando apenas destapada a parte que estiver a ser massajada na altura. (Esta questão não se põe em terapias como o Shiatsu)
3 - O que é que é suposto eu fazer durante a massagem?
É essencial que se coloque confortável. Se durante a massagem tiver de se mexer para se colocar confortável, deverá fazê-lo. Deve informar se a pressão for demasiado forte ou demasiado fraca, sempre que sentir desconforto ou dor, se sentir frio ou calor, no fundo se e sempre que estiver desconfortável.
Eu recomendo que feche os olhos, oiça a música, concentre-se na sua respiração e no toque, que deixe que os pensamentos vão e venham...
Há pessoas que preferem falar durante a massagem e há pessoas que preferem o silêncio. Você decide: é a sua massagem!
4 - A massagem dói?
Depende do tipo de massagem. No entanto, a doer a massagem deverá proporcionar aquele tipo de dor que proporciona alívio, não uma dor que nos faz querer saltar da marquesa! Até porque a dor intensa faz-nos contrair e anula os efeitos relaxantes da terapia. A massagem mais eficaz e profunda funciona sempre a favor da resposta natural do corpo e não contra.
5 - Qual a periodicidade com que posso ir à massagem?
Tudo depende dos seus objectivos. Se pretender andar mais relaxado e menos stressado - 1 a 2 vezes por mês. Se tem queixas especificas, solicite essa informação na altura da sessão, para em conjunto chegarmos à melhor solução.
Ainda ficou com dúvidas? Esteja à vontade para as colocar.
Ficou esclarecid@? E que tal marcar a sua sessão e começar a usufruir dos benefícios da massagem? Fico à sua espera!
Comments