Chegou o frio!
- SPais Terapeuta
- 9 de jan. de 2019
- 3 min de leitura

Com 2019 chegou também o fresquinho!
Nestes últimos dias tem sentido mais dores musculares (ou desconfortos)?
É normal. A baixa de temperatura anda de mãos dadas com algumas dores musculares.
No Inverno temos tendência a ficar mais em casa, a estar enrolados no sofá com uma manta, no fundo a estarmos mais sedentários. Com o frio também temos tendência a adoptarmos posturas que não são nada nossas amigas - parece que nos queremos tornar umas bolinhas para conservar o mais possível o nosso calor. É por isso usual que sinta mais dores na zona do pescoço e ombros ou na zona lombar, por exemplo: tensionamos estas zonas na busca de algum conforto térmico.
O nosso corpo faz sempre o necessário para conseguir laborar sem desperdício energético. Assim, a diminuição de temperatura ambiental é acompanhada de vasoconstrição, ou seja, a contracção dos vasos sanguíneos mantendo o afluxo de sangue os órgãos vitais, e consequentemente as extremidades mais fresquinhas - no fundo conservando a temperatura necessária ao funcionamento deste nosso inteligente sistema!
Esta vasoconstrição tem como consequência alguma rigidez muscular por diminuição da irrigação muscular e dores musculares e articulares.
O que é que podemos fazer para melhorar o nosso Inverno?
Aumente a sua consciência corporal
Ter consciência corporal é saber onde estão as tensões do seu corpo e soltá-las.
Pare um instante. Respire fundo. Agora veja onde andam esses ombros. Estão colados às orelhas? Inspire profundamente e relaxe-os.
Aproveite e solte o maxilar.
E as costas? Estão erectas ou mais parece um personagem do corcunda de Notre Dame? Aproveite a inspiração lenta para as endireitar conscientemente.
Alongue-se
Espreguice-se ao acordar.
Faça pausas durante o dia e alongue-se! Faça esse compromisso consigo: se for necessário coloque um alerta no telemóvel para relembrar este tipo de pausas.
Ao aumentar a sua consciência corporal começa a saber quais são os músculos que estão com mais tensão e que consequentemente mais apreciarão ser esticados!
Mexa-se!
São aconselhados exercícios de baixo impacto para não esforçar as articulações, dado que esta é uma altura menos fácil para elas. Se puder optar pelo Yoga ou Pilates, é ouro sobre azul!
Aproveite os dias solarengos para dar uma voltinha ao quarteirão. O sol é importante para o metabolismo da Vitamina D e também aumenta a boa disposição!
Agasalhe-se
Agasalhe-se por camadas e sempre que possível opte por fibras naturais. Manter a temperatura corporal estável ajuda a não contrair os músculos do pescoço e costas.
Alimente-se bem
Opte por comer de forma consciente e inteligente. Dar bom aporte nutritivo ao seu organismo vai-lhe facilitar a vida e verá que este retribui fazendo-a(o) sentir melhor. Evite os doces!
Mantenha-se hidratado(a)
Bem sei que a ideia de um copo de água não é lá muito apetecível nesta altura, mas pode sempre variar com tisanas (sem açúcar!) A tomada de líquidos ajuda a manter a pele hidratada (há alguma tendência a esta ressecar agora) e ajuda também as articulações. Veja isto como o equivalente de colocar óleo nas dobradiças! :-)
Massagem
Dê uma ajuda extra ao seu corpo. Pelo menos uma vez por mês leve o seu corpo à massagem! Além dos benefícios em termos de relaxamento muscular e diminuição de contracturas, a massagem aumenta os níveis de endorfinas serotonina e ocitocina, estimula o bom funcionamento do sistema imunitário, ajuda a manter a pele hidratada, diminui o stress e aumenta o bem-estar geral - corpo e mente.
Implemente estas alterações. Pelo seu bem-estar!
Comments