Outono: a queda da folha... e do cabelo!
- SPais Terapeuta
- 23 de out. de 2018
- 2 min de leitura

O Outono tem associada a queda das folhas nas árvores, a queda de pêlo em alguns animais e também a nossa queda sazonal de cabelo!
Há algumas causa para a queda de cabelo - alimentação desequilibrada, o stress, alguns medicamentos, alterações hormonais, etc. No entanto no Outono existe maior queda de cabelo fisiológica relacionada com alterações climáticas e nota-se mais em pessoas com cabelo comprido.
Estima-se que cerca de 70% da população têm queda de cabelo no Outono - promovida pelas alterações endócrinas provocadas pela exposição à luz solar.
De uma forma muito simples, do mesmo modo que as árvores de folha caduca se preparam para os meses de Inverno limitando a sua energia às funções essenciais de sobrevivência e deixando cair as suas folhas, também de certa forma o mesmo nos acontece com o cabelo. Este fenómeno chama-se eflúvio ou deflúvio telógeno. Eflúvio é o termo dermatológico que descreve a perda de cabelo provocada por um distúrbio no ciclo de vida capilar e telógeno refere-se à fase de repouso do ciclo de crescimento do cabelo.
O que é que podemos fazer?
Para evitar totalmente a queda sazonal, não há grande coisa a fazer. No entanto pode ajudar o corpo a recompor-se e a "aliviá-lo" de stress extra criando pequenos hábitos. Algumas sugestões:
Indian Head Massage: Uma vez que a IHM estimula a circulação sanguínea ao nível do escalpe, também tem efeitos no retardamento da queda de cabelo, da calvície prematura e dos cabelos grisalhos. E como bónus melhora o fluído cérebro-espinal, ajuda a corrigir a postura, alivia rigidez nos ombros, nuca e pescoço, previne dores de cabeça, diminui a fadiga e stress, reduz a obstrução nasal e melhora a respiração. Combate também aquela melancolia sazonal que pode ocorrer nesta altura.
Amaciador natural: Bem sabemos que o planeta precisa da nossa ajuda, e essa passa pela alteração de alguns hábitos, ou da consciência na nossa tomada de escolhas. Se quer experenciar hábitos mais saudáveis, porque não substituir o amaciador de cabelo por vinagre de maçã? No fim do banho passe cabelo e couro cabeludo com vinagre de cidra (ou de vinho) e enxague muito brevemente. O vinagre além de conferir vitalidade ao cabelo, dá-lhe brilho.
Máscara de cabelo: 1 por semana pode também fazer uma máscara com óleo de coco ou óleo de argão (que é mais leve e não empasta tanto o cabelo). Aplique generosamente, do couro cabeludo às pontas. Faça uma ligeira massagem no couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea. Se possível durma com o óleo no cabelo e lave apenas no dia seguinte. Ao lavar, aplique o champô antes de molhar o cabelo, uma vez que auxilia a eliminação a saída do óleo.
Evite as gorduras trans: retire as gorduras trans - estão muito presentes em produtos industrializados (congelados, batatas fritas, bolachas...) e tente optar por gorduras mais saudáveis (azeite) e produtos mais naturais.
Inclua frutos secos na alimentação. Os frutos secos são boas fontes de gorduras boas, ajudam reduzir stress e ao bom funcionamento do cérebro.
Comments