O Fígado e a Primavera
- SPais Terapeuta
- 27 de mar. de 2019
- 2 min de leitura

Ah, a Primavera!
Com esta estação chegam os dias mais amenos, as plantas começam a florir, os animais começam-se a reproduzir… a natureza floresce e refloresce no seu ciclo anual habitual!
E nós? Bom, como animais que também somos, com certeza que também sentimos esta energia e somos influenciados por ela.
De que forma?
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa cada órgão está mais activo durante uma determinada estação e a Primavera é a estação do fígado!
O fígado, do ponto de vista energético, está estreitamente envolvido com a vesícula biliar e também com os olhos, ombros, joelhos e tendões, unhas e todo o aparelho reprodutor feminino.
Uma vez que o fígado é responsável por manter o fluxo total de energia do nosso corpo, e como o movimento do sangue segue o movimento da energia, pode-se afirmar que este órgão direcciona a circulação do sangue ( regula também o ciclo menstrual.)
O papel mais importante do nosso fígado é o equilíbrio emocional. (já se falou aqui dos maus fígados, recorda-se?)
Esta Primavera dê uma ajudinha ao seu fígado.
Tente descansar mais - Imagine que a energia da Primavera é uma criança que aprendeu agora a andar e a quem o/a leitor/a tem de dar a sua total atenção durante 10 horas por dia. Uma vez que sabe que vai haver todo um rebentar de energia, aumentar o tempo e qualidade de descanso é uma boa ideia, não?
Evite refeições pesadas à noite - o fígado e a vesícula estão mais activos entre as 23 e as 03 horas. Dê-lhes uma mão e evite refeições pesadas à noite, bem como bebidas alcoólicas nesse horário.
Aumente o consumo de vegetais verdes e diminua o consumo de gorduras, nomeadamente as trans - os vegetais verdes ajudam o fígado no processo de eliminação de toxinas e as gorduras presentes na comida processada (batatas fritas, bolachas, toda a comida de pacote!) sobrecarregam-no.
Desentoxique-se emocionalmente - as raivas são prejudiciais aqui a este nosso órgão. Tome mais atenção às suas emoções e trate-as diariamente. A alegria e a brincadeira são óptimos remédios! Brinque, ria, sinta gratidão… E se lhe apetecer dar uns murros numa almofada para extravasar essa raiva - faça-o!
Não descure o corpo - mexa-se! Pratique suaves exercícios, nomeadamente caminhadas na natureza.
Medite - junte esta prática ao seu dia-a-dia. E não se desculpe com falta de tempo. Pode fazê-lo até enquanto lava os dentes!
Reflexologia - esta técnica ajuda a restabelecer o equilíbrio físico e também emocional, dando uma ajuda extra à energia do nosso fígado.
É logo pela manhã que se pode sentir a energia do fígado. Ao acordar sente-se com a energia necessária para tomar conta dos desafios do dia ou sente que a vida está com o peso de problemas sem solução?
Comments