top of page

Na hora de dormir dê um apoio ao seu corpo

  • Foto do escritor: SPais Terapeuta
    SPais Terapeuta
  • 9 de out. de 2018
  • 3 min de leitura

Idealmente passamos 8 horas diárias a dormir e por várias razões, que vão do descanso efectivo à nossa saúde musco-esquelética, será conveniente que as passemos alinhados na melhor postura possível. Ao favorecer a anatomia fisiológica da coluna vertebral, esta por sua vez irá contribuir com o alinhamento do corpo.

Para além dos “suspeitos de costume”, que são o estado do colchão e a altura da almofada, é também importante considerar algum apoio extra, consoante a sua posição preferencial para dormir.

A altura ideal para a almofada tem a ver com a sua posição habitual de descanso, mantendo o alinhamento entre a cabeça, o pescoço e o tronco durante o sono. Se dorme habitualmente de lado, opte por uma almofada mais alta e firme - de altura igual à do ombro. Para quem dorme de barriga para cima, a escolha mais apropriada será uma almofada de dureza média ajustável à curvatura do pescoço e que proporcione também um bom apoio da cabeça. Se prefere dormir de barriga para baixo, uma almofada baixa e flexível pode ser a melhor solução, mas tenha atenção que é uma posição pouco aconselhável, principalmente para quem tem dores de pescoço.


Apoios extra para as diferentes posições:


Dormir de lado

Dorme de lado, com as pernas levemente flexionadas e o quadril relaxado? Se é esta a sua posição, ainda bem! É considerada a melhor posição para dormir, uma vez que é aquela em que a coluna fica mais naturalmente alinhada. Para melhorar esta posição, durma com uma almofada entre as pernas, na zona dos joelhos. Ajuda a estabilizar a bacia, evita que os joelhos batam um no outro e no geral ajuda a alinhar a coluna nas suas curvas naturais. Experimente também juntar um almofada como apoio ao braço que fica em cima. Da mesma forma que na bacia, esta almofada ajuda a estabilizar o ombro, evitando excessos musculares nesta região.


Dormir de barriga para cima

Segundo os especialistas, não é a posição ideal mas também não é desaconselhada. Esta posição permite que as articulações relaxem e descansem de forma satisfatória, evitando torções e consequentes dores. No entanto, poderá favorecer o ressonar, uma vez que a língua se posiciona em situação favorável a este tipo de ruídos! Pode haver também alguma tendência a forçar a zona lombar.

Para melhorar a posição, coloque uma pequena almofada por debaixo dos joelhos. Esta garante o relaxamento das pernas permitindo que estes fiquem menos entendidos, relaxando os músculos da lombar e das coxas.

Tente que os seus braços se mantenham alinhados com o corpo. Se os deixar ir acima da cabeça, além de esforçar os músculos, podem suceder também dormências.


Dormir de barriga para baixo

Esta é a posição considerada desfavorável, uma vez que a coluna se encontra totalmente rectificada (direita, não respeitando as suas curvaturas naturais) e também um esforço adicional no pescoço - virado a 90º para permitir a respiração. Uma almofada nesta posição impõe uma hiperestensão ao pescoço, tendo consequências ao nível das cervicais e dos músculos. Poderá também ter implicações ao nível dos os dentes, pois pressionar a face, a longo prazo, pode favorecer dentes tortos. Se for esta a sua posição primordial e sentir dores na zona lombar, pode tentar compensar usando uma pequena almofada na zona da cintura - alinhada com a zona lombar.


Pode parecer impossível alterar a posição de dormir e mesmo estes pequenos ajustes podem parecer muito incómodos, mas como tudo é uma questão de treino, insistência e hábito.

Seja qual for a posição em que dorme recorde-se que há uma maneira correcta para se deitar, bem como para se levantar:

  • ao deitar - sentes-se na borda da cama. Deite-se de lado com a ajuda do cotovelo e da mão. Nesse momento eleve as pernas e coloque-as na cama ;

  • ao levantar - espreguice-se. Depois, coloque-se de lado e com a ajuda do cotovelo erga o tronco sobre o cotovelo. Lentamente coloque as pernas fora da cama, estique o braço fazendo pressão sobre a mão, e por fim coloque os pés no chão e termine de erguer o tronco.

Bom descanso!

 
 
 

Opmerkingen


© 2023 by Ray Klien. Proudly created with Wix.com

bottom of page