Meditação e Mindfulness (Parte II)
- SPais Terapeuta
- 20 de nov. de 2018
- 2 min de leitura

Mas então o que é isto do mindfulness?
O mindfulness é uma prática com raízes na meditação budista, adaptada aos dias de hoje, e que pretende reduzir os níveis de stress e ansiedade através do treino da “atenção plena no momento presente, sem julgamento”.
De forma simplista o mindfulness é um (tipo de) exercício (ou prática) que pretende chamar a atenção para o presente. Estar presente nas actividades diárias para estar consciente de pensamentos, estados de espírito, emoções, tensões corporais - prestar atenção ao presente sem se apegar ao passado ou projectar no futuro. Estar atent@ ao que pensa, sente emocional e corporalmente e sem se julgar. "As coisas não são boas nem más, são o que são." O mindfulness tem também como objectivo a aceitação, sem julgamentos, da situação actual.
A mente tem tendência a "fugir" do momento actual e a projectar situações no passado ou no futuro e a "preocupar-nos". Existe pesquisa científica que comprova que este tipo de práticas reduzem o stress, ajudam a lidar com a depressão e a ansiedade e aumentam a capacidade de foco, resiliência e inteligência emocional.
E como anda a sua atenção plena ao momento presente?
Diga lá quantas vezes é que chega a casa, depois de um dia de trabalho, e não se lembra de fazer grande parte do caminho? Ou quantas vezes é que andou à procura das chaves do carro porque não se recorda do que lhes fez quando chegou a casa? E já lhe aconteceu procurar o seu telemóvel enquanto fala nesse mesmo telemóvel?
Neste preciso momento repare na posição dos seus ombros. Estão perto das orelhas ou descontraídos? Estão projectados para a frente porque tem as costas arqueadas ou estão posicionados para mais para trás porque tem o "peito aberto"? Antes de lhe chamar a atenção para os ombros, tinha noção de onde é que eles "andavam"? Possivelmente não. Com a quantidade de solicitações diárias, e muitas vezes simultâneas, podemo-nos sentir assoberbados. E é também nesses momentos que este tipo de prática lhe pode oferecer benefícios.
Vamos praticar o mindfulness? Só precisa de 1 minutinho! Vamos lá:
Marque 1 minuto num temporizador (pode ser no do telemóvel).
Sente-se com a coluna direita, porque a postura é importante.
Repare na sua respiração e concentre-se nela. Respire de-va-gar, sem pressas. Sinta o ar a entrar, repare na sua temperatura, atente no trajecto anatómico até preencher os pulmões. Sinta o abdómen a expandir. Agora siga com atenção o trajecto da expiração. Registe como se sente emocionalmente.
Vão surgir pensamentos. Aceite que eles existem mas não se foque nem se apegue a eles. Volte a sua atenção ao ar que lhe entra e sai dos pulmões. Imagine que sopra os pensamentos para longe, como se fossem bolinhas de sabão.
Vá repetindo o foco na respiração até que o temporizador toque.
Como se sente? Experimente repetir este pequeno exercício cada vez que se sentir "atropelad@" pelos eventos do dia.
Durante esta semana esteja presente. Enquanto se arranja de manhã, enquanto prepara e toma o pequeno-almoço, enquanto conduz, enquanto bebe o café, enquanto mastiga e aprecia os sabores da comida... Esta semana experimente estar aqui e agora!
Comments