Drenagem Linfática Manual (DLM)
- SPais Terapeuta
- 28 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

Contrariamente ao conceito que se encontra generalizado, a Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica terapêutica completamente indolor, realizada com movimentos muito suaves, lentos, coordenados e rítmicos.
Com os seus movimentos leves de compressão e bombeamento é estimulado mecanicamente o fluxo da linfa pretendendo reproduzir o modo fisiológico do corpo bombear a linfa. Os delicados movimentos da DLM são aplicados ao ritmo da respiração do receptor - o cliente ajuda o processo respirando de forma lenta e profunda, o que estimula o fluxo da linfa nos vasos mais profundos.
De uma forma muito simplista pode dizer-se que o sistema linfático recolhe e remove elementos que necessitam ser extraídos do corpo, recicla fluídos dos tecidos e absorve gorduras e vitaminas lipossolúveis ao nível do tubo digestivo. Além dos capilares e vasos linfáticos, fazem parte deste sistema alguns órgãos como os gânglios linfáticos – que são uma espécie de filtros da linfa, o baço, o timo e as amígdalas.
Como consequência da vida stressante e sedentária actual, juntamente com alimentação pouco cuidada e o reduzido consumo de água, é comum que o sistema linfático fique também ele stressado.
Os benefícios da DLM são diversos e variados. Pode ser realizada com fins estéticos ou terapêuticos, com efeitos em:
Redução de edemas (inchaços);
Obstipação e doença de Crohn;
Artrites e bursites;
Redução de celulite;
Melhoria da circulação sanguínea;
Estimulação do sistema linfático e eliminação de toxinas ;
Relaxamento do corpo;
Melhoria do sistema imunitário.
Em países como os EUA e o Brasil é muito aplicada em pré e pós operatório, tendo resultados comprovados na recuperação.
Um dos seus efeitos mais imediato, e mais comummente sentido, é o aumento do número de idas à casa de banho – a DLM ao estimular o sistema linfático, estimula também a necessidade de eliminação de urina.
Comments