Massagem de Relaxamento
- SPais Terapeuta
- 4 de set. de 2018
- 2 min de leitura

O stress pode ser descrito como o somatório de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos que permitem aos indivíduos superar determinadas exigências do meio ambiente, bem como o desgaste físico e mental que este processo causa e no qual são libertadas para a corrente sanguínea hormonas como a adrenalina, o cortisol e a noraepinefrina. De forma muito simplista, o stress é uma resposta fisiológica e comportamental a uma ameaça real ou imaginária, actual ou futura. Quando nos sentimos ameaçados por estes perigos reais ou imaginários, as defesas do organismo reagem rapidamente pondo em andamento um processo automático conhecido por reacção de luta ou fuga (fight or flight). Há dois tipos de stress: o positivo e o negativo. A fase positiva – eustress – ajuda-nos a trabalhar sob pressão e motiva-nos a dar o nosso melhor. Em oposição, o stress negativo – distress – mantém os níveis daquelas hormonas permanentemente em circulação no sangue, influenciando de forma negativa o nosso organismo.
Este estado de stress recorrente pode manifestar-se de diversas formas, sendo comum sintomas como taquicardia, hiperventilação, dores de cabeça, dores lombares, défice imunitário, hipertensão, diarreia, irritabilidade, cansaço excessivo, alterações do sono, apatia e desânimo, depressão ou tristeza, dificuldades de concentração e de aprendizagem, incapacidade de tomada de decisões.
Como já vimos anteriormente, o termo massagem refere-se à manipulação dos tecidos moles com o intuito de produzir efeitos nos sistemas nervoso, muscular, respiratório e circulatório - promove a melhoria da circulação sanguínea, a remoção de substâncias tóxicas, o alivio do stress e o restabelecimento da área psicoemocional, fisiológica e energética de cada indivíduo, contribuindo assim fortemente para a eliminação dos sintomas habitualmente associados ao stress.
A massagem diminuiu a tensão muscular e estimula o equilíbrio psicoemocional aumentando os níveis de serotonina, dopamina e endorfinas no sangue o que consequentemente dá uma ajuda ao sistema imunológico. A oxitocina tende a melhorar os sentimentos de suporte e a sociabilidade. Ao mesmo tempo, a massagem reduz o cortisol e regula a epinefrina e a norepinefrina.
A massagem de relaxamento restabelece o equilíbrio do corpo e da mente e efectuada com regularidade permite evitar e reduzir precocemente os níveis de stress e aumentar o grau de consciência corporal.
Respire. Relaxe. Mime-se. Pela sua saúde.
Comments