A Massagem
- SPais Terapeuta
- 8 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de set. de 2018

O toque é umas formas mais primitivas e intuitivas no alívio de dor. Recorda-se da primeira coisa que fez quando bateu com o cotovelo na esquina de um móvel? A nossa primeira reacção é a de levar a mão ao local da dor e friccionar - fazemos isto de forma instintiva. O uso da massagem remonta aos primórdios da humanidade. Desde sempre alguma forma de massagem ou de sobreposição de mãos foi utilizada com o objectivo de curar ou de aliviar sintomas. Chineses, Indianos, Egípcios antigos, Budistas, Persas e Japoneses, por exemplo, utilizaram alguma forma de massagem no tratamento de doenças e lesões.
Para os antigos médicos gregos e romanos, a massagem era um dos principais meios de curar e aliviar a dor. Hipócrates considerava-a parte vital do tratamento médico.
Massagem é o termo utilizado para designar certas manipulações dos tecidos moles do corpo. Estas manipulações são efectuadas com a finalidade de produzir efeitos sobre os sistemas nervoso, muscular e respiratório e sobre a circulação sanguínea e linfática local e geral. Existem diversas definições de massagem e de massagem terapêutica. O mais importante é experienciar de que forma estas técnicas manuais aliviam o stress, provocando o relaxamento, mobilizando estruturas variadas, aliviando a dor, diminuindo o edema (inchaço) e promovendo a independência funcional de problemas de saúde específicos.
A massagem tem vários efeitos como a estimulação do movimento do conteúdo intestinal, o aumento das circulações sanguínea e linfática, o aumento de afluxo de nutrientes, a estimulação de funções viscerais, a mobilização de fibras e de massas musculares, pele e tecido subcutâneo. Provoca também o relaxamento físico, o alívio do stress, da ansiedade e tensão, o alívio da dor, a sensação geral de bem-estar.
Seja para alívio da dor, do stress ou pura e simplesmente para parar e usufruir, marque uma massagem e mime-se!
Comments